quarta-feira, 30 de maio de 2012

IFPB apresenta projetos na Mostra de Inovação Tecnológica do II FMEPT


“Para nós, é muito importante estar em contato com outros institutos e outras culturas, num momento de integração que só traz benefícios”. É assim que o estudante do curso de Engenharia Elétrica do IFPB do Campus João Pessoa, Tiago Medeiros, descreve sua participação no do II Fórum de Educação Profissional e Tecnológica. Ele foi um dos integrantes do grupo que representou o instituto no primeiro dia (29) da Mostra de Inovação Tecnológica.
O grupo começou a trabalhar desde ontem, dia da abertura do evento, que eles não puderam assistir já que estavam montando o estande até as 19h. Segundo o estudante, essa é oportunidade para se mostrar “o que o IFPB tem de melhor, através dos trabalhos que serão apresentados nesta mostra durante os cinco dias do fórum”.
Nesta terça-feira, foram apresentados trabalhos do PET de Engenharia Elétrica e do Ramo Estudantil IEEE, que chamaram a atenção de vários participantes. Um dos projetos foi um simulador de joystick sem fio. Outro mostrava um RPGA, matriz de programação didática que possibilita a vivência de sistemas digitais, desenvolvido pelo IFPB em parceria com empresas privadas,.
“Vaga Fácil”, foi o terceiro trabalho apresentado pelos alunos. O projeto desenvolveu um programa capaz de localizar vagas em um estacionamento. A ideia dos estudantes é colocar sensores, em cada setor do estacionamento, capazes de identificar onde há vagas. E através de um display seria informado aos motoristas em que setores e quantas há vagas. Com uma maquete, os estudantes demonstraram como o sistema funciona.
“O curso de Engenharia Elétrica do IFPB tem um diferencial com o PET e o Ramo Estudantil. Através desses programas os alunos são estimulados a colocar boas ideias em prática, desde o primeiro período. Fazemos projetos práticos, colocando a mão na massa. E isso não acontece em outros cursos de engenharia”, destaca o estudante Victor Santos.
Nos próximos dias mais quatro grupos irão apresentar trabalhos, um na área de Eletrônica do Campus João Pessoa, e três de Automação Industrial do Campus Cajazeiras.
Fonte: Daniela Espínola – jornalista do IFPB
Atc: Jeimes Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário